Especialidades Detalhes

você está em: / principal / Especialidades / Cirurgia Pediátrica

Cirurgia Pediátrica



O Que é a Cirurgia Pediatrica?

É a especialidade médica responsável pelo tratamento clinico-cirúrgico de crianças com doenças congênitas ou adquiridas, do período antinatal até o fim da puberdade.

Tem extensa área de atuação, pois atua em vários sistemas orgânicos (digestório, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético).

Qual a formação do Cirurgião Pediátrico?

Atualmente a formação mínima do cirurgião pediátrico varia de 5 a 6 anos. Vai depender da opção do médico em fazer como pré – requisito 2 anos de Residencia Médica (RM) na Área de Cirurgia Básica ou 3 anos de RM em Cirurgia Geral, opção esta que no final concede título de especialista em Cirurgia Geral.

Após o pré – requisito, 3 anos de RM em Cirurgia Pediátrica e mais 1 ano opcional de estágio em Centros de Aperfeiçoamento credenciados pela CIPE (Queimados, Cirurgia Pediátrica Oncológica, Cirurgia Pediátrica Torácica e Cirurgia Pediátrica Urológica).

Onde o Cirurgião Pediátrico pode atuar?

  • Pré-natal: no diagnóstico de malformações congênitas durante a gestação, com programação para correção cirúrgica após o nascimento. Em alguns casos, o procedimento cirúrgico pode ser realizado ainda no útero da mãe (Cirurgia Fetal).
  • Neonatal: compreende os pacientes desde o nascimento até o vigésimo oitavo dia de vida, prematuros ou nascidos a termo. Nessa faixa etária predominam as malformações congênitas.
  • Cirurgia Pediátrica Geral: após o período neonatal, envolve tanto malformações congênitas com diagnóstico mais tardio, assim como outras patologias de caráter eletivo ou de urgência, dos diversos sistemas orgânicos.
  • Cirurgia Pediátrica Urológica: investigação e tratamento de doenças do sistema urinário.
  • Cirurgia Pediátrica do Trauma: o profissional atua em serviços de emergência, sendo imprescindível a sua presença no tratamento de crianças politraumatizadas, pois estas apresentam características distintas dos adultos.
  • Cirurgia Pediátrica Oncológica: tumores, benignos ou malignos, têm apresentação diferenciada em crianças, inclusive com características histológicas específicas, que determinam o tratamento.
  • Cirurgia Pediátrica Videolaparoscopia: na verdade, não se trata de área de atuação, mas sim uma técnica cirúrgica que necessita de treinamento específico e intensivo do profissional; e que pode ser aplicada em várias situações da prática diária da especialidade.

E mais recentemente na Cirurgia Pediátrica Robótica, que assim como a videolaparoscopia, é uma técnica cirúrgica que necessita de um treinamento específico e intensivo.

 

Médicos de Cirurgia Pediátrica

Vitor Fitaroni Neves Da Cunha
Vitor Fitaroni Neves Da Cunha
Mais detalhes