Especialidades Detalhes

você está em: / principal / Especialidades / Traumatologia

Traumatologia



O que é Traumatologia?

Conheça o que é traumatologia, quais são as formas de tratar os traumas, o que faz o médico traumatologista e muito mais sobre essa área da medicina.

Traumatologia, como o nome sugere, é a especialidade da medicina que cuida dos traumas. E, neste caso, trauma se refere a todo choque sofrido pelo corpo por causas mecânicas, atingindo o esqueleto, ou seja, os ossos e as articulações e também os músculos, tendões, ligamentos. Trata igualmente as lesões que afetam a locomoção.

Assim, toda vez que alguém sofre um acidente de carro, queda, pancada na cabeça, ou acidente de trabalho, por exemplo, é o médico traumatologista que cuidará dela.

Para a legislação brasileira, traumatologia e ortopedia são especialidades unificadas. Por este motivo, geralmente os setores do hospital que tratam desta área são os mesmos, assim como em clínicas médicas especializadas.

Quais são as lesões mais frequentes tratadas pela Traumatologia?

  • acidentes de trabalho
  • lesões ocorridas durante a prática de esportes
  • acidentes de carro ou outros meios de transporte
  • qualquer choque com violência física que atinja o corpo
  • quedas e outros choques mecânicos
  • acidentes domésticos

Além disso, é comum que o médico traumatologista trate de lesões congênitas (aquelas que a pessoa já tem desde o nascimento). Em suma: toda lesão que afete a locomoção do indivíduo é tratada por esta especialidade da medicina.

Quais são as formas de tratamento dos traumas?

O médico traumatologista tem ao seu alcance vários métodos de tratamento. Como esta é uma área ampla, o tratamento vai depender da gravidade da lesão e do acidente, da área do corpo que foi afetada e do histórico médico de cada paciente. Porém, de maneira geral, os métodos de tratamento utilizados em casos de trauma são:

  • imobilização (seja com aplicação de gesso ou outros métodos para deixar aquela parte do corpo imóvel)
  • cirurgia para fixação do osso quebrado com utilização de pinos, placas e parafusos
  • exercícios
  • implantação de próteses
  • medicamentos
  • fisioterapia associada aos tratamentos já citados
  • Fisioterapia

Quais sintomas de doenças estão relacionadas à Traumatologia?

Como a Traumatologia não trata apenas dos traumas mais severos, como aqueles causados por acidentes, por exemplo, é comum que os pacientes procurem este profissional quando algo não vai bem com as articulações, a locomoção e os músculos.

As queixas mais comuns entre pacientes que precisam de um traumatologista são: febre relacionada ou não às dores nas articulações, nos membros inferiores e superiores (braços, pernas, pés, mãos, punhos), dores na coluna e nos joelhos, dificuldade para levantar-se ou para se mexer/se locomover etc.

Tais sintomas geralmente aparecem após um trauma, que pode ser desde uma batida até uma lesão durante a prática de um esporte.

Como atua um médico Traumatologista?

A função do traumatologista é, além de restaurar e reabilitar as funções do aparelho locomotor de uma pessoa, acompanhar sua recuperação e tratamento. Pode atuar em hospitais, seja em clínicas ou atendimentos de emergência (quando alguém sofre um acidente, por exemplo) ou até mesmo em clínicas de reabilitação, academias e centros esportivos. Sua atuação é em conjunto com outros profissionais da área médica, como radiologia e fisioterapia, por exemplo.

Também existem os profissionais da traumatologia que atuam como peritos, principalmente em casos de concessão de licenças relacionadas a acidentes de trabalho.

Qual a importância do diagnóstico?

É claro que, quando se trata de um trauma grave, como um acidente automobilístico ou queda severa, não há dúvidas quanto à necessidade do tratamento e diagnóstico com um traumatologista.

No entanto, traumas mais leves acontecem no dia a dia, como pequenas batidas, quedas, acidentes de trabalho mais simples ou durante o lazer, andando de bicicleta ou patins, por exemplo.

Uma lesão mal tratada pode levar a consequências mais sérias. Daí a necessidade de, em caso de qualquer tipo de trauma, havendo dor, febre, dificuldade de movimentação e locomoção, procurar o setor de traumatologia e ortopedia do pronto socorro ou clínica médica.

Somente o médico traumatologista será capaz de fazer o diagnóstico correto analisando o quadro clínico do paciente e solicitando exames para determinar a real gravidade e extensão da lesão, ou seja, o quanto ela afeta o bem estar do paciente.

O tratamento no tempo certo e da maneira correta é mais rápido, eficaz e promove a reabilitação do paciente em menos tempo, possibilitando o retorno às suas atividades diárias e trazendo de volta o seu bem-estar.

Médicos de Traumatologia

Agildo De Medici Bastos
Agildo De Medici Bastos
Mais detalhes
Daniel F. Moulin
Daniel F. Moulin
Mais detalhes
Fernanda Mauricio De Macedo
Fernanda Mauricio De Macedo
Mais detalhes
Jairo Mauricio De Macedo
Jairo Mauricio De Macedo
Mais detalhes
Marcelo  Dettogni Sarmenghi
Marcelo Dettogni Sarmenghi
Mais detalhes
Ronaldo Roncetti
Ronaldo Roncetti
Mais detalhes
Ronaldo Roncetti Jr
Ronaldo Roncetti Jr
Mais detalhes