Notícias Detalhes

você está em: / principal / Notícias / Você sabia que apenas 5% a 10% dos casos de câncer são hereditários?

10/02/2021

Você sabia que apenas 5% a 10% dos casos de câncer são hereditários?

Os dados são de um estudo divulgado pelo National Cancer Institute (NIH). Um fator hereditário significa que a pessoa já nasce com alterações genéticas, que aumentam suas probabilidades de contrair es



Entenda melhor essa doença e suas causas

Muitas pessoas acreditam que herdam dos pais a possibilidade (ou não) de desenvolverem câncer. Mas você sabia que apenas entre 5% e 10% dos casos de câncer se dão por um fator hereditário? Os dados são de um estudo divulgado pelo National Cancer Institute (NIH). Um fator hereditário significa que a pessoa já nasce com alterações genéticas, que aumentam suas probabilidades de contrair essa doença, podendo essa mutação genética vir de qualquer um dos pais, bem como de ambos. 

Essa porcentagem é bem pequena em relação aos demais tipos de câncer, mas, de acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), 84% das pessoas relacionam o câncer à hereditariedade, sendo o segundo fator mais lembrado de todos, atrás apenas do tabagismo. 

Abaixo adentraremos em algumas informações que permeiam esse assunto, todas revisadas pela Dra. Anezka Ferrari, Oncologista Clínica do Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula (IOSP) e também médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

O que é câncer?

Primeiramente, é preciso entender como o câncer se manifesta no corpo humano. 

O câncer é uma doença causada por alterações nos genes – porções da molécula de DNA que controlam o funcionamento de nossas células, especialmente como elas crescem e se dividem. 

Certas alterações genéticas podem fazer com que as células recebam instruções erradas para as suas atividades e, por exemplo, escapem aos controles normais de crescimento, apresentando divisão celular contínua e descontrolada. Essas células são chamadas de cancerígenas e, conforme vão invadindo progressivamente o organismo, acabam adoecendo todo o corpo. 

Assim, se tornam incontroláveis e tendem a ficar “agressivas”, se disseminando e invadindo outros órgãos, além de determinarem a formação de tumores malignos.

O que causa o câncer?

As primeiras manifestações da doença podem surgir após muitos anos de uma exposição única ou contínua aos fatores causais. Esses fatores podem agir isoladamente, em conjunto ou em sequência para resultar no início da doença. São eles:

Fatores externos, relativos ao ambiente físico, como um vírus ou a exposição à radiações e à produtos químicos;
Resultado de hábitos e costumes próprios (ou de uma mesma família/comunidade), como o consumo excessivo de cigarro e álcool, exposição excessiva ao sol ou uma dieta muito inadequada;
Fatores internos, isto é, hormônios, um sistema imunológico comprometido ou mutações genéticas;
Fatores hereditários.

Câncer hereditário

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) ressalta que “são raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários.

Assim, ressalta-se que, em geral, o câncer não é hereditário. O que podem acontecer são alguns casos em que há uma mutação herdada – que já estava presente no espermatozoide ou no óvulo – do pai ou da mãe – responsável por tornar essa determinada pessoa mais sensível à ação dos agentes ambientais que causam o câncer. Isso pode justificar porque após a exposição a uma mesma substância cancerígena algumas pessoas desenvolvem câncer e outras não. 

É importante ressaltar que, no caso de um número considerável de pessoas de uma mesma família serem portadoras da doença, deve ser considerada a hipótese de exposição desses familiares a uma causa comum – um ambiente ou estilo de vida compartilhados pelos mesmos, como o tabagismo, por exemplo. De qualquer forma, mesmo que uma mutação predisponente ao câncer esteja presente em uma família, nem todos que herdarem a mutação necessariamente desenvolverão câncer. 

Previna-se

  • Procure ter hábitos de vida mais saudáveis:
  • Tenha uma dieta equilibrada com frutas, legumes e verduras;
  • Faça exercícios físicos regulares;
  • Evite o uso excessivo de bebidas alcoólicas e de cigarro;
  • Use protetor solar e evite exposição ao sol em horários de pico. 

Hoje existem testes genéticos que podem identificar mutações causadoras de síndromes hereditárias de câncer. Caso sua família apresente um histórico positivo para o câncer, converse com o seu médico ou outro profissional de saúde para que esses exames sejam solicitados. Afinal, o aconselhamento genético pode ajudar você e sua família a entenderem os resultados, considerarem os riscos, benefícios e limitações do teste genético em suas situações particulares. O importante é investigar corretamente para, então, se ter a certeza sobre quais serão seus próximos passos.


Fonte: Dra. Anezka Ferrari, Oncologista Clínica do Instituto de Oncologia do Hospital Santa Paula (IOSP) e também médica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).

Outras Notícias