O que é a Urologia ?
Urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor das pessoas do sexo masculino. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.
Qual a função do urologista?
Todo urologista deve ter realizado uma especialização em cirurgia geral e outra em urologia, totalizando 11 anos de dedicação a essa área, no mínimo.
Esse é o especialista responsável por tratar e diagnosticar as doenças do trato urinário tanto em homens, quanto em mulheres. Nesse caso, o urologista trata a saúde da bexiga, rins, uretra e ureteres.
O urologista, também, diagnostica e trata doenças relativas às adrenais ou glândulas suprarrenais. Essas glândulas estão localizadas acima dos rins e são responsáveis por produzir os hormônios cortisol e adrenalina.
Além disso, o urologista cuida do sistema reprodutor masculino, que compreende o pênis, testículos, próstata, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos.
Quais doenças são tratadas por um urologista?
Como o urologista é o médico destinado a tratar do sistema urinário, tanto do homem, quanto da mulher, fica responsável por diagnosticar e tratar os seguintes casos de:
- infecções e inflamações em todo o trato urinário;
- cálculos renais;
- cânceres no sistema urinário e
- incontinência urinária.
Já em relação ao sistema reprodutor masculino, o urologista é responsável por diagnosticar e tratar:
- doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);
- fimose;
- ejaculação precoce;
- impotência sexual;
- curvatura peniana;
- infertilidade e
- tumores que acometem o sistema reprodutor masculino.
Como é feito o diagnóstico por um urologista?
Por tratar diversas doenças, o urologista pode utilizar diversos exames para realizar um diagnóstico preciso, além do exame clínico. Os principais mais comuns são:
- hemograma: para avaliar os parâmetros bioquímicos relacionados ao trato urinário, como creatinina, ureia, ácido úrico e contagem de leucócitos e o marcador tumoral PSA;
- exames de imagem: ultrassonografia e ressonância magnética;
- espermograma;
- biópsia vesical;
- fluxometria;
- uretrocistoscopia;
- exame de toque retal.
No entanto, cabe ao urologista avaliar cada caso e decidir quais exames são necessários para chegar a um diagnóstico conclusivo.