O que é geriatria?
A geriatria é o ramo da Medicina encarregado de estudar e tratar doenças e condições que estão relacionadas diretamente ao envelhecimento.
Por conta disso, a geriatria ficou conhecida como a medicina do idoso, sendo que todos os aspectos da saúde de um paciente na melhor idade são avaliados por médicos dessa especialidade.
A geriatria trata de condições que tradicionalmente assolam idosos, como as quedas, a falta de equilíbrio, as dificuldades na hora de realizar movimentos, os problemas de memória, os diferentes tipos de demência, a incontinência urinária e a osteoporose, mas também condições que podem ser encontradas em todas as idades, como a pressão alta, a diabetes, o colesterol alto e até mesmo a depressão.
A geriatria e a gerontologia são duas áreas que tratam o idoso e, por isso, muitas vezes há uma confusão quanto a abordagem de cada uma. No geral, a geriatria é um ramo da medicina, ou seja, ele estuda, diagnostica, trata e previne condições, enquanto a gerontologia é uma ciência que se dedica somente ao estudo do envelhecimento como um todo e pode envolver outros profissionais como assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
Uma pessoa pode se consultar na geriatria a partir dos 65 anos de idade, sendo que as conversas com os médicos podem ser realizadas tanto para o tratamento de condições e doenças, quanto para o acompanhamento integral do processo de envelhecimento.
Em uma consulta com um médico geriatra, o paciente passa por testes diversos, que visam avaliar desde a memória até sua força muscular, auxiliando o médico a determinar um diagnóstico.
Muitas vezes, o trabalho da geriatria também é voltado à prevenção do aparecimento de condições e também à contenção de certas situações, como a recomendação de realização de fisioterapia para impedir que o paciente perca mais massa muscular, permitindo que o paciente mantenha sua autonomia e independência na melhor idade.
Normalmente, o médico da geriatria trabalha em conjunto com outras especialidades médicas, como a psicologia, a fisioterapia, a nutrição e até a fonoaudiologia para ajudar o paciente a passar pelo seu envelhecimento sem problemas de grande porte.