Cirurgia Pediátrica

O Que é a Cirurgia Pediatrica?

É a especialidade médica responsável pelo tratamento clinico-cirúrgico de crianças com doenças congênitas ou adquiridas, do período antinatal até o fim da puberdade.

Tem extensa área de atuação, pois atua em vários sistemas orgânicos (digestório, respiratório, genitourinário, vascular, tegumentar e musculoesquelético).

Qual a formação do Cirurgião Pediátrico?

Atualmente a formação mínima do cirurgião pediátrico varia de 5 a 6 anos. Vai depender da opção do médico em fazer como pré – requisito 2 anos de Residencia Médica (RM) na Área de Cirurgia Básica ou 3 anos de RM em Cirurgia Geral, opção esta que no final concede título de especialista em Cirurgia Geral.

Após o pré – requisito, 3 anos de RM em Cirurgia Pediátrica e mais 1 ano opcional de estágio em Centros de Aperfeiçoamento credenciados pela CIPE (Queimados, Cirurgia Pediátrica Oncológica, Cirurgia Pediátrica Torácica e Cirurgia Pediátrica Urológica).

Onde o Cirurgião Pediátrico pode atuar?

  • Pré-natal: no diagnóstico de malformações congênitas durante a gestação, com programação para correção cirúrgica após o nascimento. Em alguns casos, o procedimento cirúrgico pode ser realizado ainda no útero da mãe (Cirurgia Fetal).
  • Neonatal: compreende os pacientes desde o nascimento até o vigésimo oitavo dia de vida, prematuros ou nascidos a termo. Nessa faixa etária predominam as malformações congênitas.
  • Cirurgia Pediátrica Geral: após o período neonatal, envolve tanto malformações congênitas com diagnóstico mais tardio, assim como outras patologias de caráter eletivo ou de urgência, dos diversos sistemas orgânicos.
  • Cirurgia Pediátrica Urológica: investigação e tratamento de doenças do sistema urinário.
  • Cirurgia Pediátrica do Trauma: o profissional atua em serviços de emergência, sendo imprescindível a sua presença no tratamento de crianças politraumatizadas, pois estas apresentam características distintas dos adultos.
  • Cirurgia Pediátrica Oncológica: tumores, benignos ou malignos, têm apresentação diferenciada em crianças, inclusive com características histológicas específicas, que determinam o tratamento.
  • Cirurgia Pediátrica Videolaparoscopia: na verdade, não se trata de área de atuação, mas sim uma técnica cirúrgica que necessita de treinamento específico e intensivo do profissional; e que pode ser aplicada em várias situações da prática diária da especialidade.

E mais recentemente na Cirurgia Pediátrica Robótica, que assim como a videolaparoscopia, é uma técnica cirúrgica que necessita de um treinamento específico e intensivo.

Outras especialidades
Infectious Disease Physician

Proin lacinia, est lobortis iaculis pulvinar, sapien erat rhoncus nisi, sed elementum risus urna non quam. Sed eu erat vulputate, euismod sem a, tristique sapien. Aliquam sagittis iaculis diam, vitae hendrerit lorem vulputate eleifend