Anestesiologia é a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos, como cirurgias ou exames diagnósticos, identificando e tratando eventuais alterações das funções vitais.
O que é um médico anestesiologista?
A função dos Anestesistas não é apenas aplicar a anestesia. Eles cuidam do paciente durante toda a operação e mesmo depois dela. Têm a missão de monitorar as funções vitais do paciente durante uma cirurgia, como pressão arterial, pulso, ritmo cardíaco, respiração e temperatura corporal.
Ele também atua nos períodos pré-operatório e pós-operatório para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível. Aliás, por conta dessa atuação mais ampla, há até uma tendência chamar a especialidade de Medicina Perioperatória.
O anestesista faz parte da equipe cirúrgica e tem papel fundamental em qualquer procedimento que envolva a manipulação da dor. Ele não apenas aplica a anestesia, como também acompanha e monitora o paciente, desde o pré-operatório até a alta médica.
No pré-cirúrgico, ele avalia o estado de saúde do paciente. Isso é, se as condições para a cirurgia são favoráveis e quais são as medidas, técnicas e substâncias necessárias para assegurar a saúde do candidato à operação.
Durante a operação ou exame médico, o anestesiologista continua avaliando as condições do paciente e monitora os sinais vitais, como frequência cardíaca, oxigenação do sangue, temperatura corporal e pressão arterial.
Ele fica de olho em todos esses dados a fim de observar as respostas do organismo em relação às substâncias anestésicas. Já no pós-operatório, o profissional acompanha a recuperação do paciente, o retorno das funções do organismo — em caso de anestesia geral, por exemplo — e a administração da dor até a alta hospitalar.